Comunicação-Notícias

Sindifisco, 19/04/2025

Tiradentes inspira a luta por justiça social

Tiradentes-SITE-Valendo.jpg
 

Ao saudar e relembrar a resistência de Tiradentes, o SINDIFISCO/SE reafirma disposição em seguir firme na luta por condições de trabalho dignas, pela valorização do Fisco Estadual e por justiça fiscal

 

Hoje, 21 de abril, Feriado Nacional - Dia de Tiradentes, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) relembra a luta contra a opressão e a busca por liberdade e justiça personificadas na figura de Joaquim José da Silva Xavier. A coragem de Tiradentes diante do domínio português, que culminou em seu sacrifício em 21 de abril de 1792, ecoa como um exemplo de resistência para todos nós.

 

Líder da Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência de Minas Gerais, Tiradentes representa a ousadia de desafiar o autoritarismo em busca de um ideal de nação mais justa. A luta foi intensa, mas, antes que pudesse ser colocada em prática, Joaquim Silvério dos Reis delatou os envolvidos às autoridades portuguesas em troca do perdão de suas dívidas. Assim, os inconfidentes foram presos e investigados entre 1789 e 1792. Tiradentes foi o único condenado à morte, enquanto os demais foram perdoados por Maria I, rainha de Portugal.

 

Ao saudar e relembrar a resistência de Tiradentes, o Sindicato do Fisco de Sergipe reafirma disposição em seguir firme na luta por condições de trabalho dignas, pela valorização do Fisco Estadual, por uma administração pública eficiente e por justiça fiscal, valores que são pilares para uma sociedade mais justa e igualitária. Que a coragem de Tiradentes nos inspire a perseverar na busca por um futuro melhor.