Dezenas de auditores e auditoras fiscais percorreram as salas da Secretaria da Fazenda, apostando na unidade da categoria contra qualquer proposta da administração que exclua aposentados e pensionistas
Na manhã desta terça-feira, 15 de julho, dezenas de auditores e auditoras fiscais tributários realizaram o ‘Arrastão da União’ na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). A ação teve como objetivo estimular a unidade da categoria em torno da decisão unânime de rejeitar qualquer proposta de ganho remuneratório ou indenizatório que exclua os colegas aposentados e pensionistas.
Além das intervenções dos dirigentes sindicais no ‘arrastão’, aposentados do Fisco de Sergipe fizeram depoimentos impactantes, como foi o caso de Gleilde Silva Sales do Nascimento e José Carlos Ramos. Os dois pediram aos auditores mais jovens da ativa que sejam solidários à situação daqueles que já contribuíram com o Fisco e com todas as lutas que conquistaram os avanços e direitos da categoria, reforçando a importância da paridade.
A mobilização continua na próxima terça-feira (22/07), com o ‘Café da Manhã da Conscientização’, às 7h30, também na sede da SEFAZ. Toda essa movimentação visa sensibilizar o governo estadual a atender as reivindicações durante a audiência agendada para o dia 24 de julho com a secretária de estado da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi. Após essa reunião, a categoria se reunirá em nova assembleia, no dia 29/07, para avaliar os resultados.
Em entrevista à imprensa, o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), José Antônio, afirmou que a categoria quer sensibilizar o governador Fábio Mitidieri (PSD) e a secretária Sarah Tarsila Andreozzi para que seja cumprido o que foi negociado e aprovado, referente ao Bônus de Aumento da Produtividade (BAP), e para que haja a retomada das negociações da pauta de reivindicações entregue em 2024.
Segundo José Antônio, a administração estadual quer retroceder nos compromissos assumidos e revogar a lei do BAP, substituindo-a por uma nova gratificação, denominada Incentivo à Modernização da Relação Fisco-Contribuinte (IMFC). “Não vamos aceitar, o IMFC suprime a parte dessa gratificação que está assegurada no BAP para aposentados e pensionistas”, enfatizou.
Em manifesto entregue durante o Arrastão da União, o SINDIFISCO/SE destacou que “parte expressiva dos auditores fiscais tributários (AFTs) está na iminência da aposentadoria. Não podemos aceitar essa indecência! Não se renuncia direitos. O governador negociou a gratificação de risco para as forças de segurança, e essa gratificação também é paga para os aposentados e pensionistas. Por que então quer excluir os aposentados e pensionistas do Fisco de algo que foi exaustivamente negociado e virou lei? Dinheiro para pagar tem, falta boa vontade!”
Por Déa Jacobina Ascom do SINDIFISCO/SE