Francisco Rezende e José Antônio destacam a produção de estudos e análises econômicas e estatísticas que subsidiam a defesa dos direitos dos trabalhadores
Em Assembleia Ordinária híbrida realizada na quarta-feira, 4 de dezembro de 2025, os dirigentes sindicais filiados ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/SE) aprovaram o Planejamento Estratégico e a proposta orçamentária para o ano de 2026.
Durante a assembleia, houve a recondução do coordenador e do secretário-geral do Escritório Regional (DSR/Dieese/SE), respectivamente, Adilson Azevedo (presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe - SEEB/SE) e Francisco de Rezende (diretor do SINDIFISCO/SE).
Além da renovação dos mandatos das entidades sócias por mais três anos na DSR-SE, houve a adesão do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus). Com isso, a DSR-SE passa a ser composta por seis entidades sócias do Dieese/SE.
A reunião foi dirigida pela supervisora regional do Dieese, a economista Flávia Rodrigues, que estava acompanhada pelos assistentes técnicos do órgão: Alef Melo e Hadarsa Cardoso.
A assembleia também contou com as presenças dos presidentes do SINDIFISCO/SE e do Sindicato dos Comerciários de Sergipe, respectivamente, José Antônio e Luan Almeida. Virtualmente, participaram do encontro o diretor do Sindijus, Plínio Pugliesi; Daniel Vinícius, da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase); e a presidenta da UBM/SE, Maria da Pureza.
Importância do Dieese
Reconduzido ao cargo de secretário-geral do Dieese/SE, Francisco Rezende conta sobre sua experiência no cargo e sobre o papel do Dieese. “É uma experiência válida ser reconduzido, principalmente porque estamos aqui nesse espaço representando a nossa categoria. E, por outro lado, o Dieese é uma entidade tão importante a nível nacional quanto a nível de Sergipe. A gente percebe que aqui no nosso estado esse Departamento tem potencial para crescimento, validando os dados e números estatísticos sobre a realidade das categorias, tão importantes para a luta dos trabalhadores”.
“O SINDIFISCO/SE está presente no Dieese/SE, com uma das cadeiras na direção regional, representada pelo colega Francisco Rezende. O Dieese é fundamental, pois fornece dados estatísticos baseados na visão dos próprios trabalhadores, e não na versão oficial do patronato. É importante manter e fortalecer o Dieese, pois ele fornece informações valiosas sobre as diversas questões que afetam os trabalhadores e influencia as políticas públicas. O SINDIFISCO/SE, por exemplo, está trabalhando junto ao Dieese para elaborarmos o Plano Permanente de Revisão Salarial dos servidores do poder executivo estadual. A ideia é ter uma política e uma data-base para que os servidores e servidoras não fiquem à mercê da vontade do governador do momento”, destacou o presidente do SINDIFISCO/SE, José Antônio.
Filiados ao Dieese
Em Sergipe, integram o Escritório Regional (DSR/Dieese/SE) seis sindicatos: Seeb/SE, SINDIFISCO/SE, Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia/SE); Sindicato dos Empregados do Comércio de Aracaju e Sergipe (Seca/SE); Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus).
Por Dea Jacobina Ascom do SEEB/SE