Estamos chegando mais uma vez na época de nosso reajuste anual. Muito embora a LC 067/2001 (Plano de Carreira) tenha previsto o reajuste para o mês de maio, o governo Déda tem antecipado essa data, sendo que esse ano ele acontecerá em março.
Temos que começar os estudos para conseguirmos aferir o índice do reajuste. Nesse estudo devemos analisar se ocorreram perdas no nosso poder aquisitivo nesses últimos anos, para que, caso tenham acontecido, possamos reivindicar a recomposição de nossos vencimentos.
Não podemos admitir o velho chavão utilizado pelo governo de que não há dinheiro. O crescimento da arrecadação durante o ano de 2011 foi muito bom. O repasse do governo federal teve um crescimento que superou os 20%. Já a arrecadação do ICMS ficou apenas em 7,28%, entretanto, não podemos esquecer que durante o ano de 2010 ocorreram dois REFIS, caso contrário, o crescimento teria superado os 12%. Sem contar que 2012 já começa bem, com crescimento da arrecadação do ICMS de mais de 12% e mais de 20% de crescimento do FPE.
Temos que levar essas informações para o conjunto das entidades de servidores públicos estaduais. A luta pelo reajuste tem que se dar com todos esses servidores, respeitadas as suas especificidades, uma vez que o reajuste deverá ser linear para todos.