Comunicação-Notícias

Sindifisco, 21/09/2026

SINDIFISCO/SE celebra a Semana do Fisco com debates, nesta sexta (25/09)

site.jpg

Evento reunirá especialistas de renome nacional para debater conjuntura política, carreira e valorização do Fisco Estadual

 

Como parte do calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe, a Semana do Fisco de Sergipe 2026 será comemorada no dia 25 de setembro (sexta-feira), a partir das 15h30. A programação contará com palestras e debates sobre o papel da tributação, condições de trabalho e pautas salariais. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Sergipe (SINDIFISCO/SE), localizada na Rua Jornalista João Batista de Santana, nº 1914, bairro Coroa do Meio, em Aracaju.

 

O encontro reunirá especialistas de renome nacional, como o cientista político e fundador da Metapolítica, Jorge Mizael, que abordará as propostas em tramitação no Congresso Nacional que impactam os servidores públicos, tanto as de interesse da categoria quanto as nocivas ao funcionalismo. O diretor Administrativo da Fenafisco e do Sinafite/DF, Toni Pinto Oliveira, apresentará as lutas recentes do Fisco do Distrito Federal que resultaram em avanços consideráveis na carreira e na remuneração.

 

Também estará presente a presidenta do Sindifisco da Paraíba, Helena de Medeiros, que palestrará sobre a recente aprovação da previsão de uma Lei Orgânica para o Fisco Estadual na Constituição da Paraíba, garantindo autonomia financeira e orçamentária. Helena compartilhará a experiência e a mobilização dos auditores e auditoras fiscais paraibanos que culminaram nessa conquista histórica.

 

Campanha de valorização do Fisco

 

Ainda na sexta-feira, após os debates, o SINDIFISCO/SE fará o lançamento de sua campanha de valorização do Fisco. Na ocasião, a agência de publicidade contratada apresentará a síntese das peças que serão veiculadas em redes sociais, outdoors e outros meios de comunicação. No encerramento da programação, a entidade oferecerá um coquetel com apresentação de voz e violão, acompanhado do sorteio de viagens de fim de semana para resort (para casal) e outros brindes entre os filiados e filiadas.

 

SAIBA MAIS

A Semana do Fisco Estadual foi instituída pela Lei Estadual nº 8.691/2020, de autoria do então deputado estadual Iran Barbosa. O evento integra o calendário oficial de Sergipe e se consolida como um espaço fundamental para discutir a tributação em seu sentido amplo, incentivar a educação fiscal e ressaltar a importância da administração tributária para a sociedade.

 

O presidente do SINDIFISCO/SE, José Antônio, destaca que a entidade promove tradicionalmente eventos em torno do dia 21 de setembro, data em que se celebra o Dia de São Mateus, apóstolo e patrono dos cobradores de impostos.

 

Para o dirigente, espera-se que a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/SE) também utilize a data para cumprir o papel determinado em lei: ressaltar a importância da fiscalização e do trabalho dos auditores, promover a conscientização cidadã e debater propostas de combate à sonegação, à corrupção e à má utilização dos recursos públicos.

 

“Esse é um papel institucional decisivo, e seria fundamental que a Secretaria da Fazenda também se somasse a essa agenda, fazendo a sua parte. O SINDIFISCO/SE está cumprindo o seu papel como legítimo representante dos auditores e auditoras fiscais”, concluiu o líder sindical.

 

Por Déa Jacobina ASCOM do SINDIFISCO/SE