A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO, em reunião do seu Conselho Deliberativo, realizada em Cuiabá – MT, nos dias 9 e 10 de julho do corrente, com a presença de dirigentes de sindicatos dos Fiscos de todas as Unidades da Federação, EXPRESSA o seu apoio às manifestações populares que tomaram as ruas de todo o País e que traduzem o clamor legítimo do povo brasileiro por mais democracia, mais transparência e mais respeito, pilares de uma Nação socialmente justa.
Temas como a corrupção, reforma política, redução das tarifas de transporte coletivo, fim do fator previdenciário, melhorias na saúde, educação e segurança públicas, fim da impunidade, entre outros, são destacados nos cartazes presentes nos protestos de ruas.
Outro grave crime que merece o repúdio da sociedade brasileira é a sonegação de impostos que, ao lado da corrupção, é responsável pelo caos na saúde, educação e segurança públicas.
Além da sonegação, crime lesa-sociedade, a FENAFISCO propõe a inclusão de pelo menos dois outros temas importantes na agenda nacional: reforma tributária amplamente discutida com as entidades e a sociedade em geral e que cobre mais dos ricos e menos dos pobres; e auditoria da divida pública, que consome anualmente bilhões de reais dos impostos pagos pelo povo.
Também denuncia e repele a interferência do poder econômico nas Administrações Tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, razão pela qual pugna pela autonomia destas.
A FENAFISCO, por fim, reitera o seu compromisso de luta pela valorização do serviço público e de seus servidores, condição essencial para o bom atendimento das necessidades da população, especialmente os mais carentes, e exorta governos, parlamentares e sociedade à construção solidária de soluções econômica, social e ambientalmente sustentáveis que atendam às necessidades reclamadas nas ruas.
Cuiabá/MT, 10 de julho de 2013.
Manoel Isidro dos Santos Neto
Presidente da FENAFISCO