Hoje, dia 29, os auditores de Tributos aderiram o chamamento nacional das centrais sindicais e paralisaram por 24h as atividades na sede da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz), nos postos fiscais e nos Ceacs. Pela manhã, as lideranças do Fisco participaram do ato da CTB e UGT, no Calçadão João Pessoa. No turno da tarde, a manifestação foi na Praça Valadão, organizada pela CUT.
Luta específica
Das demandas específicas da categoria, esta semana, o Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) promoveu dois atos públicos na porta da Sefaz, dias 27 e 28. No segundo dia dos protestos, a diretoria do sindicato teve nova audiência com o secretário de Estado da Fazenda, Jefferson Passos.
Segundo Paulo Pedroza, o resultado da audiência com Jefferson Passos será avaliado na assembleia do Fisco da próxima terça-feira, dia 2, às 15h30.
Tramitação da GAT
Na próxima segunda-feira, dia 1, o sindifisco estará acompanhando a tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) do projeto de lei enviado pelo governador Jackson Barreto relativo à Gratificação de Atividade Tributária da (GAT). Esta semana, os sindicalistas procuraram os parlamentares para garantir a agilidade na votação da propositura.
Reposição inflacionária
Quanto à batalha pela reposição inflacionária dos servidores públicos, na audiência com o Fisco, Jefferson Passos reafirmou que o Estado não tem condições de atender a demanda do funcionalismo. O governador deverá se pronunciar sobre o assunto agora no início de junho. “Estamos procurando as diretorias de sindicatos das demais categorias do serviço público para articularmos um movimento unificado quanto à luta pela reposição de perdas salariais”, disse Pedroza.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco