Os representantes de 23 categorias do Movimento dos Trabalhadores dos Serviços Públicos Estaduais se reúnem hoje, 26, às 14h30, na sede da CUT. Segundo o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedroza, o encontro vai deliberar sobre a organização das atividades para a paralisação de 24h, do serviço público estadual, deliberado para a próxima quarta-feira, dia 2. Neste dia, a concentração do protesto será às 08h, em frente ao Palácio de Despacho.
Os sindicatos querem que o governo apresente propostas concretas para o atendimento de pauta unificada que abrange cinco itens gerais: cumprimento dos acordos dos Planos de Cargos e Salários (PCCVs) e subsídios; reposição inflacionária, piso dos professores; transparência nas contas públicas e contra o parcelamento dos salários dos servidores.
Cobrança
Os sindicatos voltam a cobrar do governo estadual respostas às perguntas encaminhadas pelo movimento sobre finanças públicas e o calendário de reuniões do Grupo de Trabalho, formado por sindicalistas e técnicos do governo. Esses temas foram acordados na retomada da mesa de negociações dirigida pelo vice-governador Belivaldo Chagas, no início deste mês, dia 4.
“Para esses pontos, o prazo do governo se expirou no último dia 17. Diferente do acordado, o governo não encaminhou as demandas relacionadas às questões sobre as finanças estaduais (perguntas e encaminhamento de documentos solicitados) com também não encaminhou data para reuniões da Comissão de Trabalho. Lembramos que os prazos foram acordados pelo vice-governador em audiência pública na presença da imprensa”, cobra Pedroza.
Sindicatos e centrais
O Movimento dos Trabalhadores do Serviço Público foi ampliado. Hoje, participam do movimento as centrais sindicais CTB, CUT, Nova Central Sindical e os sindicatos: Sindifisco, Sintasa, Sindipen, Sindconam, Sinpol, Sintrase, Seese, Sinpsi, Sindimed, Adepol, STERTs, Senge, Sinter/SE, Sindijor, Sindijus, Sintese, Sindetran, Sindasse, Sindisan, Sinditic, Sindinutrise e Sintradispense.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco