Debate foi acirrado
Fisco promoveu um debate entusiasta sobre a atualidade da política e economia brasileira, como Ciro Gomes e o economista Benayon
Em meio à longa jornada em defesa de demandas específicas da categoria, o Sindicato do Fisco de Sergipe promoveu um grandioso debate sobre os problemas atuais da economia e da política brasileira. O 8º Congresso do Sindifisco aconteceu nos últimos dias 26 e 27 e teve como convidados de honra Ciro Gomes e o economista Adriano Benayon.
Na abertura solene do Congresso, os mais de 300 participantes “não arredaram o pé”. As palestras com cerca de 50min cada uma foram encerradas com a participação do público. As intervenções da plateia acirraram ainda mais o debate entre Ciro e Benayon. O evento terminou tarde com uma confraternização entre auditores, auditoras e convidados. Esta semana, o Sindifisco estará exibindo o debate e as fotos na página eletrônica www.sindifsco-se.gov.br.
Visibilidade
A imprensa regional se interessou pela programação do 8º Congresso do Sindifisco. O Sindicato conquistou o interesse de portais, rádio, impressos e televisão tanto com o doutor em economia e professor da UNB quanto com o presidenciável Ciro Gomes. Com Ciro Gomes, o Fisco fez uma Coletiva de Imprensa no Aeroporto de Aracaju, na tarde do dia 26.
“O nosso congresso promoveu um belo debate sobre os desafios atuais do País e em especial contou com uma participação intensa da categoria. Mais uma vez, o Fisco reafirma que para além dos nossas demandas específicas estamos também preocupados com os problemas que afetam o conjunto da sociedade brasileira”, afirma o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.
Congresso foi concorrido
A abertura do evento foi concorrida e prestigiada por personalidades das mais variadas vertentes políticas e por lideranças sindicais: ex-governador Albano Franco; ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB); o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (DEM); prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique e a esposa deputada estadual Silvia Fontes(ambos do PDT) e o vereador Emerson Costa. Do meio sindical estavam o presidente da Fenafisco, Manuel Izidro dos Santos; presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Edival Gois; representante da CUT, Jairo de Jesus; presidenta do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira, presidente do Sindicato dos Engenheiros, Magal da Pastoral e representante do Dieese, Luis Moura. Ainda estavam presentes representantes da União Brasileira das Mulheres (UBM), União Nacional dos Estudantes (UNE).
Alteração do Estatuto
No segundo dia do 8º Congresso, os auditores e auditoras indicados como delegados debateram e aprovaram alterações no Estatuto do Sindifisco. Das propostas, foram aprovados os seguintes pontos: 1º_ Em assembleias gerais e extraordinárias para deliberação exclusiva de greve passa a vigorar quórum mínimo de ¼ em primeira chamada e 1/8, segunda chamada; 2º _ Prorrogou para o dia 26.02.2017 o prazo para que os sindicalizados (as) indiquem seus (as) beneficiários (as) para o pecúlio a que fazem jus quando do falecimento; 3º _ Transitoriamente, a contribuição sindical referente ao ano de 2016 e aquelas que estão sub judice (2015 e /2009) serão destinadas ao Fundo de Mobilização do Sindifisco. A partir do ano de 2017, a contribuição referida passará a ser restituída aos (as) sindicalizados (as) e 4º _ Passa a fazer parte dos deveres dos sindicalizados (as) conduta de cordialidade entre os colegas durante reuniões, atos, assembleias e congressos, garantindo inclusive a todos e todas o direito de expressar opiniões;
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco