Das atrações musicais do Sindiforró 2015, o autêntico trio-pé-de-serra Vavá do Acordeon recepcionará mais uma vez os forrozeiros na festa junina do Fisco. O Sindiforró será realizado nesta sexta, 17 de junho, no Complexo Cultural Gonzagão, conhecido simplesmente como Gonzagão. A grande festa será animada pelas bandas Forró Brasil e ‘Jeanny Lins e Forró Sonho Real’.
O piauiense Valdineldo José Alves Claro, é o Vavá do Acordeon. Filho de sanfoneiro, Vavá herdou do pai a paixão pelas cantigas nordestinas. Desde a década de 90 está em Sergipe. Do currículo, o trio se apresentou em eventos típicos no Catamarã de Sergipe, Forró-Caju e festa particulares como o Sindiforró. O trio de Vavá conta ainda com os músicos Fábio (zabumba), Lucas (triangulo) e Marcos (efeitos sonoros).
Xote, Baião e Arrasta-pé
Seguindo o estilo de forró mais tradicional, o grupo toca xote, baião e arrasta-pé. “O ano passado, na entrada do CIC, o trio do Vavá do Acordeon recepcionou os colegas e amigos do Fisco com muita alegria e com a sonoridade de músicos tradicionais do interior do Nordeste. Eles voltarão ao nosso Sindiforró representando a música de figuras como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Ademário Coelho, Flávio José e Trio Nordestino”, diz animado o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.
O líder do trio, diz que será uma honra retornar ao Sindiforró. “Pela segunda vez consecutiva, participarei dessa bela festa. Se o ano passado foi muito atraente, no Gonzagão será outro sucesso”, afirma Vavá do Acordeon.
O diretor do Departamento Política Social do Sindicato, Beca, garante que a festa contará com toda estrutura necessária para garantir segurança e alegria.
Saiba Mais
Localizado na Avenida Heráclito Rolemberg, Zona Sul de Aracaju, o Gonzagão é um tradicional ponto de cultura e de festejos juninos.Inaugurado pelo governo estadual, em 1990, o Complexo Cultural – Casa de Forró e Barracão Cultural - recebeu o nome de “O Gonzagão’, em homenagem ao ‘Rei do Baião’. O Complexo Cultural foi criado através de Decreto do Governo do Estado, nº 11.794, de 10 de setembro de 1990, como um espaço multimeio destinado a promover eventos, realizar cursos e apresentações e demonstrações de dança, música, folclore, festejos populares, desenvolvimento de atividades de arte-educação e reuniões de interesse da comunidade. Há quatro anos, o centro foi reformado com recursos do MIC. O Gonzagão é administrado pela Secretaria Estadual da Cultura.
Por Déa Jacobina Ascom SINDIFISCO