Comunicação-Notícias

Sindifisco, 01/11/2016

Auditores na campanha Novembro Azul

20170731190050_597f7e622dd80.jpg

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.  No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens.

A Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) entra na campanha Novembro Azul para incentivar os auditores fiscais quanto à necessidade de buscar a vida saudável e em especial realizar diagnósticos de câncer de próstata e, caso detectado, realizar tratamento o mais rápido. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

Criada em 2011, a campanha Novembro Azul, originalmente, visa orientar a população masculina sobre essa doença. O câncer de próstata figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.  No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. É o mês escolhido porque o dia 17.11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Saiba Mais

Durante todo o mês de novembro, em várias capitais do País, são intensificadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Vários prédios serão iluminados na cor azul – entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.

Para além do câncer de próstata, esse movimento tenta mobiliza a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida.

Tem uma lista de doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Assim como diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento.

Na infância, por exemplo, as doenças incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

Ascom Sindifisco. Fonte: Agência Brasil