Deliberada no primeiro dia deste mês, assembleia reuniu funcionários de seis categorias do serviço público
Marcada para a próxima quarta-feira (9), a paralisação unificada dos servidores públicos de Sergipe contará com um ato público às 7h, na porta da Assembleia Legislativa de Sergipe. A paralisação foi deliberada no primeiro dia deste mês, durante assembleia geral que reuniu seis categorias do funcionalismo público (servidores da saúde, da administração geral, enfermeiros, condutores do Samu, funcionários da Emdagro e auditores fiscais tributários). De acordo com as lideranças sindicais, até agora, o governo estadual não se manifestou.
O movimento paredista faz parte da retomada da Campanha pela Reposição Salarial e Contra Atraso na Folha de Pagamento e reúne categorias de seis sindicatos: Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco); Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde (Sintasa), Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos (Sintrase), Sindicato dos Condutores de Ambulância (Sindiconam) e Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (Sinter). A Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE) apoio o movimento.
Saiba Mais
Em 2017, com a retomada da campanha por reposição de salários e contra parcelamento e atraso de salários, esta será a segunda vez que os servidores cruzam os braços de forma unificada. Uma paralisação de 72h nos serviços públicos estaduais, aconteceu o mês passado, nos dias 3, 4 e 5.
No último dia da paralisação (5), durante protestos em frente ao Palácio dos Despachos, o vice-governador Belivaldo Chagas recebeu a comitiva de sindicalistas e se comprometeu retomar o diálogo com os sindicatos. “A data (dia 20.07) passou e o governo não retornou contato como havia se comprometido, assim como não cumpriu com a promessa de constituir a comissão de técnicos do estado e de sindicalistas, para debatermos com maior transparência a situação financeira da administração estadual”, cobra o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.
Em trechos da matéria publicada na Agência Sergipe de Notícias (ASN) sobre o encontro com os sindicatos, no mês passado, Belivaldo Chagas reafirmou o compromisso em retomar o diálogo com os servidores. Em um dos trechos de matéria publicada no próprio site da ASN, o vice-governador disse que “teremos uma primeira reunião para discutir a pauta financeira. Vou me dedicar, nos próximos dias, justamente com a equipe econômica do governo, a um levantamento minucioso para apresentar às categorias. Depois, apresentaremos esse estudo e as propostas, em outra reunião, ao governador, para que ele possa analisar as possibilidades”.
Por Déa jacobina. Ascom Sindifisco