Na manhã dessa quinta-feira (22), no Dia Nacional em Defesa da Previdência Pública e Seguridade Social, o Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) esteve presente na manifestação que aconteceu em Aracaju. No Calçadão João Pessoa, as centrais sindicais (CTB, CUT e CSP Conlutas) montaram uma tenda de apoio para panfletar, realizar uma enquete e dialogar com as pessoas que circulavam no Centro da cidade.
Para o diretor de relações Intersindicais, Ivan Oliveira, a manifestação cumpriu a tarefa em Aracaju de dar o pontapé inicial da Campanha em Defesa da Previdência Social. Ivan Oliveira afirmou que se o modelo de Previdência proposto pelo presidente-eleito Jair Bolsonaro for implementado, a sociedade brasileira vai retroagir a 100 anos. “A proposta de Bolsonaro para a Previdência Social é muito pior do que aquela que Temer queria fazer. Se essa reforma passar, a juventude e o trabalhador brasileiro não terão futuro, nem a garantia de trabalho muito menos ao direito à aposentadoria. É dever do movimento sindical chamar à atenção da juventude e dos trabalhadores para que se oponham a esse projeto, porque é um projeto de destruição de futuro do país”
O presidente da CUT/SE, Rubens Marques, que aposta na educação e no diálogo com a população. “A previdência e a seguridade social são fundamentais para a população. É algo que não é ensinado aos jovens, mas até um bebê recém-nascido no Brasil é beneficiado através da licença maternidade que é paga à mãe trabalhadora”.
Enquete
No questionário, as pessoas que passam no local eram estimuladas a responder três perguntas sobre o tema da previdência, com o objetivo de dialogar sobre o papel da seguridade social e dos direitos previdenciários na vida da maioria dos brasileiros e a ameaça do fim do direito da aposentaria.
Veja abaixo o resultado da enquete:
Enquete do dia 22.11.2018 sobre a Reforma da Previdência Proposta pelo Eleito:
1. Você acredita no governo e nos grandes meios de comunicação quando dizem que a previdência está falida?
Sim - 58 (15,3%)
Não - 322 (84,7%)
2. Você sabia que segundo dados do próprio governo os empresários devem R$ 543 bilhões a previdência e ainda querem o perdão dessa dívida?
Sim - 228 (60%)
Não - 152 (40%)
3. Com o fim da previdência pública e solidária, quem lucrará serão os bancos privados. Você prefere a previdência pública ou privada?
Pública - 340 (89,5%)
Privada - 40 (10,5%)
Brasília teve mobilização no Congresso Nacional
Em Brasília, o presidente e o secretário geral do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), respectivamente Paulo Pedroza e Beto Garcez participam da mobilização da Federação Nacional do Fisco Nacional (Fenafisco) contra a reforma da Previdência. As lideranças do Fisco estadual de várias regiões buscando apoio parlamentar para fortalecer a luta um dos principais eixos de trabalho da Fenafisco: convencer os deputados a rejeitarem a PEC 287/16 - a PEC da Previdência.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco