Na noite desse domingo (13), por volta das 22h, os auditores fiscais apreenderam uma carga com 820 caixas de cigarro, marca nacional. A mercadoria estava sem documentação fiscal. De acordo com o motorista do caminhão, a mercadoria saiu do Estado de São Paulo e que parte dela deveria ser descarregada em Aracaju e a outra, em Roraima.
A equipe da Central de Comando de Aracaju, localizada no antigo Posto Fiscal Osvaldo Nabuco foi responsável por detectar a irregularidade durante a descarga das mercadorias.
Mercadoria vale cerca de R$ 1,5 milhão
A carga foi retida na sede do Comando Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Após a conferência dos produtos e a lavratura do auto de infração, segundo Alberto Mota, as 820 caixas de cigarros retidas, perfazem um total de 410 mil unidades. A estimativa é de que o valor da mercadoria seja de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
Movimentação suspeita
Segundo o coordenador das ações de fiscalização de mercadorias em trânsito, auditor Alberto Mota, a abordagem fiscal aconteceu em razão da movimentação suspeita: além de horário noturno, a descarga da carreta aconteceu em um imóvel residencial.
A equipe de auditores acionou a Companhia Fazendária e juntos fizeram a abordagem dos indivíduos que retiravam as caixas de cigarro do baú do veículo. E por se tratar de um local que poderia trazer risco aos agentes públicos, e aos produtos transportados pela carreta, a equipe conversou com o tenente da guarnição da Companhia Fazendária no momento da abordagem e optaram por solicitar ao próprio motorista do veículo a condução do caminhão até a sede da Sefaz.
Ascom/SINDIFISCO