Comunicação-Notícias

Sindifisco, 25/01/2019

Sindifisco envia votos de apoio ao Sindipetro pela luta em defesa da Fafen/SE

Fafen.jpg

O Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE) envia Votos de Apoio e Solidariedade ao Sindicato dos Trabalhadores Petroleiros (Sindipetro) pela luta em defesa da permanência das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizadas no município sergipano Laranjeiras.  

Na próxima semana, da agenda de mobilização, o Sindipetro realizará na próxima segunda-feira (28), às 18h, reunião do Fórum em Defesa da Fafen-SE, na sede do sindicato – Rua Siriri, 629, no Centro da capital. Já na próxima quarta-feira (30), a partir das 6h, será feito um ato na porta da fábrica, no Povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras. “A ideia é unir forças para impedir a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenado da Petrobras, que está marcada para o dia 31 deste mês”, diz Bruno Dantas, integrante da direção do Sindipetro.

 

O protesto reforça a convocação e a necessidade da presença da bancada federal nos movimentos que envolvem atividade da unidade. Em matéria publicada no Jornal da Cidade, Bruno Dantas diz que “A nossa expectativa é de conseguir adesão da bancada federal do Estado e de algum representante do Governo de Sergipe, assim como da Assembleia Legislativa. A gente está fazendo esse chamado publicamente, inclusive”.

Agenda do Sindipetro

28.01.2019 (segunda-feira) _ Fórum em Defesa da Fafen, na sede do Sindipetro, às 18h

31.01.2019 (sexta-feira) _ Ato em defesa da permanência no Estado de Sergipe das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). O ato foi realizado no município de Laranjeiras.

 

Veja abaixo matéria do site do Sindipetro:

Sindipetro convoca ato contra hibernação e privatização da Fafen dia 30/01

O Sindipetro AL/SE convoca para o dia 28 de janeiro a reunião de um Fórum em Defesa da Fafen-SE, às 18h, na sede do sindicato (Rua Siriri, 629, Aracaju, Centro). No dia 30, a partir das 6 horas da manhã, será realizado um ato na porta da fábrica, povoado de Pedra Branca, município de Laranjeiras. A ideia é unir forças para impedir a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenado da Petrobras, que está marcada para o dia 31 deste mês.

“Nem aceitamos hibernação, nem privatização”, afirma Edvaldo Leandro, diretor do Sindipetro AL/SE. “Essa fábrica é um patrimônio do povo brasileiro. Além da geração de emprego e renda, trata-se da defesa da nossa soberania e segurança alimentar.  Por isso convocamos esse fórum. Além da categoria petroleira, chamamos todas as centrais sindicais, sindicatos, movimentos organizados, partidos, políticos com mandatos e a população em geral, a lutar em defesa desse patrimônio, que é nosso”, conclui.

A Fafen da Bahia, que já foi parada no dia 04 deste mês, junto com a de Sergipe, tem potencial para empregar 1.500 trabalhadores, e são gerados mais de 5.000 empregos indiretos na cadeia produtiva dessa indústria. Elas são responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do Brasil, que importa 70% de sua produção, para abastecer a produção nacional de alimentos.

Enquanto empresas privadas recebem todo tipo de benefício fiscal, concessão de terreno e isenções em taxas de água, os governos Estadual e Federal utilizam vários artifícios que inviabilizam a Fafen. Por exemplo, a dolarização do preço da amônia e ureia, que prejudicou e afastou os compradores locais. Isso acarretou na paralização da fábrica por excesso de estoque. Outro exemplo é o impedimento da Petrobras fornecer seu próprio gás à Fafen, isso reduziria em muito os custos. A água bruta, que é cobrada como se fosse água tratada pela Deso, também aumenta muito o custo.

“Parece auto-sabotagem com intenção de hibernar e privatizar essas fábricas, tendo em vista que o mercado de fertilizantes tem uma grande perspectiva de crescimento no país com a expansão da agricultura, seja do agronegócio ou a familiar visando a soberania alimentar. Na verdade, existem interesses de empresas estrangeiras como a russa Acron e a Bunge. Há tempos o Sindipetro AL/SE está denunciando isso e vai continuar na luta para impedir essa intenção de entrega do patrimônio brasileiro que representam as FAFENS de Sergipe e Bahia”, explica Bruno Dantas, dirigente sindical.

 

 

ASCOM_ SINDIFISCO/SE. Fonte Jornal da Cidade e Portal do Sindipetro