Quando você pensa em África que imagem vem à sua mente? Se guerra, pobreza, fome e epidemias estão entre as lembranças, está na hora de se permitir conhecer outras narrativas sobre esse continente, o terceiro maior do mundo, com 54 países bem diferentes entre si.
Uma excelente oportunidade é na Mostra de Cinemas Africanos, que acontece entre os dias 07 a 10 de fevereiro no Cine Vitória em Aracaju. Durante quatro dias, 8 produções inéditas e que serão exibidos pela primeira vez em Sergipe. Dirigidos por cineastas do Sudão, África do Sul, Nigéria, Burkina Faso e Quênia, os filmes variam entre ficção e documentário e que apresentam a diversidade estética e narrativa da cinematografia africana.
A ideia da mostra é dar acesso a um outro imaginário sobre África. Tem muita gente fazendo filmes em várias regiões do continente e por mais que não consigamos falar em cinema nacional, há uma produção imensa, diversa e gostosa. Eu tenho certeza que o público soteropolitano vai se perguntar se tudo aquilo é mesmo a África, porque parece muito com a Bahia e mobiliza muito todos nós”, comenta a curadora Ana Camila Esteves, que trabalhou junto com a pesquisadora Beatriz Leal Riesco (Espanha/ Estados Unidos) na seleção dos filmes.
A programação conta também com duas sessões comentadas por especialistas em cinema, África e temas afins à mostra, que já passou por Salvador e Porto Alegre, e depois de Aracaju segue para Santa Catarina e outras cidades brasileiras.
SERVIÇO
Mostra de Cinemas Africanos | edição Salvador
De 07 a 10 de fevereiro de 2019
No Cine Vitória
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Fonte: Expressão Sergipana