https://www.youtube.
A TV Atalaia promoveu um debate relâmpago sobre ‘déficit da Previdência em Sergipe”, calculada em 1,2 bilhão e com cerca de 32 mil servidores aposentados e pensionistas.
A reportagem ouviu o economista do Dieese, Luís Moura, o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) Paulo Pedroza e o presidente do SergiPrevidência, José Roberto de Lima Andrade. Além do apresentador Gilvan Fonte, a reportagem foi mediada pela repórter Jéssika Cruza.
Luís Moura e Paulo Pedroza voltam a reafirmar que o crescente déficit da Previdência Estadual não se pode nem responsabilizar muito menos punir os servidores públicos estaduais. Paulo Pedroza destaca que “apesar de não ser responsável pela crise, estão repassando o ônus para o servidor estadual: aumentando a idade mínima e aumentando o percentual de contribuição”.
O economista aponta que o problema do volume crescente do déficit da Previdência estadual é porque “lá atrás, os governantes não fizeram o dever de casa, não acumularam recursos para pagamento das aposentadorias e agora estão tendo que cobrir o atual déficit financeiro. Uma situação que deveremos conviver até 2034 e 2035, quando esse déficit começa a cair”.
Já o gestor do SergiPrevidência argumenta que o problema “está no desequilíbrio entre a quantidade de contribuinte (ativos) que é muito inferior a de servidores inativos”. Assista ABAIXO a reportagem.