O relator da reforma da Previdência Tasso Jereissati (PSDB-CE) rejeitou 77 emendas que o texto recebeu no plenário do Senado. O parecer foi lido no último dia 18, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O senador também fez uma alteração de redação em uma emenda que era interpretada como de mérito e poderia fazer com que o texto voltasse para a Câmara dos Deputados.
A votação do parecer, entretanto, ficou para a esta terça-feira 24, mesmo dia em que está marcada a votação no plenário da Casa. Jereissati afirmou que as emendas com alterações devem ser analisadas na PEC paralela que passa agora a tramitar em separado da proposta principal. O calendário da nova PEC ainda será definido.
É justamente neste dia 24 de setembro (amanhã) é o Dia Nacional de Luta Contra Reforma da Previdência, em defesa do emprego, dos direitos sociais e trabalhistas, do clima e contra a destruição do país. Em Aracaju, a manifestação desta terça-feira será realizada a partir das 15h, na Praça General Valadão.
Em todo o país, o ato está sendo convocado pelas centrais sindicais, junto com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. A Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE) convoca a categoria para participar da manifestação. A proposta de reforma da Previdência faz parte da política do governo federal que vem retirando direitos e restringindo o acesso à aposentadoria.