Comunicação-Notícias

Sindifisco, 10/07/2020

SINDIFISCO/SE reúne dirigentes sindicais e gestores da SEFAZ em WEB DEBATE

WEBSINDIFISCO0001.jpg

 

No isolamento social obrigatório, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) está promovendo debates Online para manter o contato com a categoria e as atividades sindicais. Com o tema “Atuação do FISCO: Cenário Atual e Perspectivas”, o encontro virtual realizado nessa quinta-feira (9) teve como palestrantes dirigentes do sindicato e gestores da Secretaria Estadual da Fazenda: Silvana Lisboa e Alberto Mota, respectivamente a superintendente de Gestão Tributária e o gerente de Trânsito de Mercadorias da Sefaz. Do SINDIFISCO/SE os palestrantes foram Djalma Freire e Abílio Castanheira, respectivamente diretor Jurídico e diretor de Comunicação. 

O WEB DEBATE foi transmitido por meio do canal oficial do SINDIFISCO/SE no YouTube e Facebook e dirigido pelo presidente da entidade, Paulo Pedroza, com apoio do também diretor sindical Márcio Santa Rosa. O secretário da Fazenda de Sergipe, Marco Antônio Queiroz também prestigiou o evento. Os vídeos das três edições do WEB DEBATE do SINDIFISCO/SE estão gravados e podem ser assistidos pelo canal do Youtube e página do Facebook do sindicato. Confira. 

Silvana Lisboa, além de apresentar em slides a estrutura e missão da SEFAZ e suas gerências, abordou com apoio de gráficos a evolução nos últimos cinco anos dos impostos estaduais gerenciados pela administração tributária (ICMS, IPVA e o ITCMD). 

Alberto Mota divulgou o projeto a ser implementado pela Sefaz, denominado de ProFisco 2, um novo modelo de fiscalização para o trânsito de mercadorias. Segundo ele, o projeto prever o maior uso de tecnologias na fiscalização, com a aquisição de novos equipamentos e treinamento adequado para aqueles que atuam na gerência de trânsito.

Djalma Freire abordou sobre a importância da motivação e valorização dos auditores da Sefaz. Reforçou que entre os dilemas do Fisco está a própria ausência de uma maior divulgação por parte do setor de Comunicação da Administração Estadual quanto ao papel desenvolvido pela categoria, para que a sociedade possa reconhecer e valorização a importância da atuação do Fisco.

Abílio Castanheira fez uma retrospectiva do Trânsito de Mercadoria em Sergipe, da época em que o Fisco trabalhava com Nota Fiscal de papel.  Lembrou que no passado próximo, Sergipe chegou a ter 30 postos fiscais, 20 comandos, hoje tem apenas quatro postos.  Afirmou que o trânsito tinha e ainda tem uma importância enorme no combate à sonegação fiscal.

No encerramento do evento, o secretário da Fazenda parabenizou ao vivo a diretoria do SINDIFISCO pela iniciativa de discutir problemas da Sefaz entre gestores e a categoria. Afirmou que acompanhou parte dos debates, ouviu as sugestões e disse “com unidade podemos vencer a pandemia e as dificuldades apontadas no debate Online.

Paulo Pedroza festejou e agradeceu a audiência do debate online pelos auditores e auditoras, “que permaneceram nesse rico debate rico e que sem dúvida vai repercutir junto à gestão da Sefaz”. O dirigente sindical também destacou as participações de Silvana Lisboa, Alberto Mota e do secretário Marco Antônio Queiroz.