Comunicação-Notícias

Sindifisco, 22/03/2021

Fenafisco traça plano de trabalho com entidades da América Latina

Fenafisco-AmericaLatina.jpg

 

 

Estratégias de combate à agenda política de precarização dos serviços públicos em vários países da América Latina, inclusive do Brasil.

 

Os diretores da Fenafisco Francelino Valença (Formação Sindical) e Celso Malhani (Administrativo e Financeiro) participaram de mais um encontro com representantes de entidades do serviço público de vários países da América Latina, filiadas à Internacional do Serviço Público (ISP), na segunda-feira (15), para debater sobre temas afetos à administração pública, sociedade e agenda de trabalhos.

Na oportunidade, o grupo tratou de assuntos relevantes como reformas tributárias nacionais progressivas, benefícios e incentivos fiscais, evasão fiscal e fluxos financeiros ilícitos, dívida pública, fortalecimento da administração tributária, proteção ao trabalhador, discussão fiscal regional, entre outros.

Segundo Valença, "a iniciativa da ISP é um passo importante na internacionalização da luta em defesa de temas afetos à justiça fiscal. A participação, na primeira reunião, de representantes de entidades das administrações tributárias de seis países da américa latina, marca o início promissor de uma nova frente de batalha em defesa de uma sociedade mais justa."

Os participantes deliberaram pela criação de grupos de trabalho, por meio das redes online, como o WhatsApp e a criação de um banco de e-mails’s, a fim de melhorar a comunicação e alinhar o discurso e estratégias de combate à agenda política de precarização dos serviços públicos em vários países da América Latina, inclusive o Brasil.

Em conjunto com todas as entidades, está sendo produzida uma nova publicação sobre privilégios fiscais na América Latina. Durante a reunião foi apresentado uma versão para que o material seja avaliado e receba novas contribuições, para que ao final o documento seja completo e com informações concretas.

Um calendário com atividades para 2021 foi construído, para envolver o grupo nas decisões e no compartilhamento de informações sobre cada um dos projetos para o ano. Serão realizados ainda webinars e campanhas em defesa do serviço público.

Participaram da reunião, representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile e Peru.