Comunicação-Notícias

Sindifisco, 20/11/2021

“Nascer negro é consequência, ser negro é consciência”, Zumbi dos Palmares

20Novembro.png

 

20 de novembro, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra

 

 

Hoje no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) reafirma a importância das raízes e tradições do povo afro-brasileiro e de políticas públicas que garantam a igualdade racial no Brasil.

 

No 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares foi assassinado. E a história desse líder é entusiasta: foi e continua símbolo da resistência negra e da luta pela liberdade.

 

Em todo o País, a data é celebrada com protestos e reflexões sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país.

 

A valorização da cultura afro-brasileira estimula a autoestima e o senso de valorização pessoal e combate o auto preconceito

 

E apesar da força e da amplitude dos movimentos e setores ligados à organização política e social dos negros e negras, a situação atual no Brasil reflete a longa história de desigualdade e exploração da população negra.

 

Segundo pesquisas do IBGE (ano 2000) os afrodescendentes têm menos acesso à Previdência Social e consequentemente menor esperança de sobrevida no país, vivem em média 15 anos menos que os brancos. Em todo o país, a expectativa de vida dos negros de ambos os sexos é de 67,03 anos.

 

As famílias brancas têm a renumeração com o salário médio de 5,25/h e as famílias de negros 2,43/h, ou seja, os brancos ganham mais que o dobro do salário da família negra. Hoje o programa Bolsa Família é um dos principais responsáveis pela redução nas desigualdades sociais, sendo que 24% das famílias chefiadas por afrodescendentes (7,3 milhões) estão cadastradas no programa do governo federal.

 

Há ainda muito que se fazer para oferecer aos afro-brasileiros pleno acesso aos seus direitos humanos fundamentais, à liberdade de expressão e à igualdade racial. Para que ocorram significativas mudanças é necessário um esforço em conjunto das esferas federais, estaduais e municipais, assim como dos movimentos sociais e da sociedade civil como um todo.

 

“Nascer negro é consequência, ser negro é consciência”, Zumbi dos Palmares

 

Viva o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra

 

A Diretoria do SINDIFISCO/SE