Comunicação-Notícias

Sindifisco, 23/11/2022

UNIDADE! CONGRESSO do SINDIFISCO aprova mudanças estatutárias

Votacao-0000.jpg

 

Votacao-000000.jpg


Auditório concorrido, cerca de 100 delegados e delegadas participaram ativamente dos debates sobre as finanças do sindicato

 

As auditoras e auditores fiscais delegados (as) aprovaram alterações relativas às questões financeiras do sindicato no estatuto do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), durante o 3º Congresso Extraordinário. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (23 /11), nas instalações do Espaço de MultiEventos do sindicato.

 

As propostas de alteração estatutária foram apresentadas pelo presidente e diretor Administrativo do SINDIFISCO, respectivamente José Antônio e Márcio Santa Rosa. Com antecedência, as mesmas proposituras foram amplamente divulgadas, nos locais de trabalho da Secretaria Estadual da Fazenda, no site e linha de transmissão do sindicato.  

 

Equilibar contas sindicais

Os dirigentes sindicais justificaram a necessidade de alterar cláusulas do estatuto, para equilibrar as finanças do sindicato. José Antônio argumentou que tanto os recursos do Fundo de Mobilização quanto a receita sindical estavam decrescentes. Lembrou, por exemplo, dos 10 anos sem reajuste salarial da categoria; de  perda de sindicalizados por morte; pagamento de pecúlio e dos investimentos na defesa da constitucionalidade da Carreira.

 

Proposituras aprovadas

 

Dos cerca de 100 congressistas estavam 95 auditores (as) eleitos no local de trabalho e 21 aposentados (as) eleitos em assembleia específica.

 

Foram deliberadas as seguintes propostas de alteração estatutária: inclusão de pensionistas como sindicalizadas especiais, com uma contribuição sindical no valor de 1/3 da maior contribuição de um sindicalizado; pagamento por parte dos sindicalizados de três mensalidades adicionais, divididas em oito parcelas, a partir de dezembro do ano corrente e o pagamento de 5% do ganho econômico de ações judiciais, por parte do sindicalizado, em que seja utilizado o advogado do sindicato. Também ficou acordado que no próximo Congresso Ordinário, a ser realizado em agosto de 2023, os congressistas deverão discutir proposta de aumento de contribuição sindical.  

 

Situação política do país

Antes dos debates e deliberações relativos às questões estatutárias, o professor-doutor Wagner Nóbrega proferiu uma “análise da conjuntura estadual e federal, diante dos novos governos eleitos’. Após a palestra, vários auditores também opinaram sobre o tema e fizeram perguntas ao professor.

 

Por Ascom do SINDIFISCO/SE