Comunicação-Notícias

Sindifisco, 09/01/2023

NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS ATENTATÓRIOS CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

O SINDIFISCO-SINDICATO DO FISCO DO ESTADO DE SERGIPE, entidade representativa do Auditores Fiscais Tributários vem a público repudiar os atos atentatório contra o Estado Democrático de Direito que resultou no dia de ontem, 08/01, na invasão dos prédios da cúpula das instituições que representam os três poderes da República Federativa Brasileira.

O SINDIFISCO, como qualquer outra entidade sindical, brotou e viceja no ambiente democrático. Por força dos princípios estatutários que norteiam a sua existência, não poderia ficar inerte diante de tamanho ataque a democracia brasileira, pois está em jogo a sua própria existência.

Manifestações que visam manter e conquistar direitos sempre serão bem-vindas, fazem parte do jogo democrático, mas as manifestações perpetradas ontem na capital federal visam abolir o Estado Democrático de Direito conquistado com o sangue e o suor do povo brasileiro, são atos criminosos, assim não podem ser toleradas, pois atentam contra a Constituição Federal.

Um dos princípios da democracia é que os seguidores de um projeto derrotado, aceitem o resultado e se preparem para disputar a próxima eleição. Querer mudar a vontade da maioria pela força, é deixarmos o estágio civilizatório que conquistamos e voltarmos a barbárie. O poder não pode ser conquistado pela prevalência da força, mas pela vontade do povo expressa nas urnas. 

Faz-se necessário que os Poderes da República e as instituições públicas, no escopo institucional de suas competências legais, procedam imediatamente com ações necessárias para a completa apuração e responsabilização dos envolvidos na preparação, no financiamento, na execução dos aterrorizantes atos ilícitos cometidos contra a democracia e na igual responsabilização das autoridades que prevaricaram nos seus deveres institucionais.

 
 
Aracaju, 9 de janeiro de 2023
 SINDIFISCO-SINDICATO DO FISCO DO ESTADO DE  SERGIPE