Auditores e auditoras do Fisco apoiam a campanha para ajudar no financiamento de projetos para crianças e idosos
A diretoria Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) participou do lançamento da Campanha Destina Sergipe, que aconteceu nesta quarta-feira (29/03), na Biblioteca Epifânio Dória. O Destina Sergipe possibilita ao cidadão destinar até 6% do imposto de renda para financiar projetos para os Fundos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso
O evento foi coordenado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri. Também estavam o vice-governador Zezinho Guimaraes, secretários de Estado, outros representantes de órgãos públicos e representantes de entidades da iniciativa privada.
O presidente do SINDIFISCO/SE, José Antônio foi convidado a fazer parte da solenidade. José Antônio destacou que o SINDIFISCO/SE já fez parte dessa campanha em anos anteriores. “Vamos continuar engajados no Destina Sergipe, conscientizando aos auditores e auditoras de Sergipe da importância da nossa contribuição nessa importante inciativa, para que ao fazerem ajustes na declaração destinem um percentual de até 6% do imposto de renda para ajudar nos projetos para os Fundos de apoio às crianças ou aos idosos”, destaca o dirigente sindical.
Destina Sergipe, sabia mais:
Da iniciativa da gestão estadual, o Destina Sergipe visa ampliar a participação da sociedade civil no financiamento de projetos sociais. De acordo com o governo, “o propósito da campanha, promovida pela Seasc, é sensibilizar e informar ao contribuinte que, ao realizar a declaração do Imposto de Renda 2023, é possível destinar até 6% do imposto devido ou da restituição para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, canais importantes para financiamento de projetos sociais”.
Como participar
O procedimento é simples, o contribuinte não necessita pagar nada a mais por isso e a participação também não interfere na declaração. Na doação, o cálculo do imposto de renda não muda, mesmo que o contribuinte tenha imposto a pagar ou a restituir.
A destinação pode ser feita por todos que optarem pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda 2023. Dessa forma, o cidadão pode doar, do que tem a pagar ou a restituir, até 3% do valor para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou 3% para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso. Para o contribuinte pessoa jurídica, a doação para a Campanha Destinar pode ser de até 1% do imposto devido ou que tenha direito a ser restituído.
O interessado deve baixar, no site da Receita Federal, o programa IRPF 2023, completar todos os campos com a identificação do contribuinte e preencher a declaração. O valor do imposto é calculado automaticamente pelo sistema.
Em seguida, no menu do lado esquerdo da declaração, clique em ‘Doações Diretamente na Declaração – ECA’ ou ‘Doações Diretamente na Declaração – Pessoa Idosa’. Depois, clique em ‘Novo”, no menu inferior direito. Vão aparecer três opções de fundos. Escolha a opção ‘Estadual’ e, na unidade da federação: ‘Sergipe’.
O valor a ser destinado, calculado pelo sistema, vai aparecer na tela e corresponde a 6% do imposto devido, no caso de pessoa física. Dentro deste limite, o contribuinte vai digitar o valor que ele deseja doar à Campanha Destinar e depois é só clicar em ‘OK.
Será emitido pelo programa um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) no valor escolhido para a destinação. Se houver imposto a pagar, dois Darfs serão gerados: um deles com o valor da destinação e o outro, com o saldo do imposto a ser pago pelo contribuinte.
Caso haja qualquer dúvida no preenchimento da declaração e destinação do imposto devido ou da restituição para a doação, o contribuinte deve buscar a orientação de um profissional de contabilidade de sua confiança.
Vale lembrar que o prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda 2023 foi iniciado no último dia 15 e segue até 31 de maio.
Ascom do SINDIFISCO/SE, com Fonte do Portal do Governo de Sergipe