Com a roda de conversa, a mediadora Rosangela Rocha conseguiu com que as pessoas no Cinefisco opinassem sobre o documentário
O projeto Cinefisco do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) exibiu o documentário ‘Torre das Donzelas’, no dia 30/03, no auditório da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE).
O filme revisita os anos de chumbo da Ditadura Militar, que chegou ao poder em 31 de março de 1964, a partir das memórias das próprias mulheres ex-presas políticas (entre o fim da década de 1960 e início dos anos 70). São, portanto, as ex-presas as protagonistas do filme, que ‘quebram o silêncio’ e relatam o cotidiano delas na cela coletiva e as violações, torturas e assédios sexuais praticadas pela truculência dos militares sob as ordens daquele governo federal.
Roda de conversa
Após a exibição da tela, a mediadora-convidada para a roda de conversa, a diretora do Cine Vitória, Rosangela Rocha conseguiu envolver e provocar as pessoas do auditório a opinar sobre o filme.
Entusiasta de cineclubistas, Rosângela Rocha fez breves comentários, com curiosidades sobre a diretora do documentário, Susanna Lira, os prêmios conquistados e aspectos do roteiro e do cenário: a réplica das instalações da ala feminina do presídio Tiradentes (demolido em 1972), em São Paulo, pavilhão conhecido como Torre das Donzelas.
Um aspecto destacado foram os depoimentos das próprias encarceradas sobre a convivência entre elas no presídio, que teve como uma das protagonistas a ex-presidenta Dilma Rousseff.
“Filmes como esse precisam ser assistidos por mais pessoas, para que conheçam esses fatos e se oponham a qualquer possibilidade de retorno da ditadura no Brasil”, afirmou a secretária da Mulher do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), a funcionária do Banese, Rosangela de Jesus.
Abertura da 6ª sessão do Cinefisco
A sessão do Cinefisco, 6ª edição, foi aberta pela diretora de Relações Intersindicais do SINDIFISCO/SE, Solange Silva.
Solange Silva agradeceu a iniciativa da secretária Sarah Tarsila em disponibilizar o auditório da Sefaz, para a exibição da 6ª sessão do Cinefisco. “Este é um dia especial para o Coletivo de Mulheres do Sindicato, porque, este mês, o Cinefisco completa o primeiro ano de vida. Com a parceria do cineclubista Lumière, esse projeto foi criado a partir de deliberações do I Encontro de Auditoras Fiscais de Sergipe, em dezembro de 2021”, destacou Solange Silva.
Na forma virtual, a diretora de Comunicação da entidade, Gilman Ramos acompanhou a sessão e participou da roda de conversa.
Gilman Ramos agradeceu a Rosangela Rocha por aceitar o convite de mediar o diálogo sobre o Torre das Donzelas e recordou que Rosangela Rocha além de ceder a sala do Cine Vitória, dirigiu a roda de conversa da sessão inaugural do Cinefisco, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher em 2022. Gilman também reforçou os agradecimentos a Lumière: "essa parceria foi uma medida acertada para o êxito desse projeto", afirmou.
ASCOM do SINDIFISCO/SE