Comunicação-Notícias

Sindifisco, 28/06/2023

Dia 5 de julho tem novo protesto em defesa do IPES

IPESsaude.png

Centrais e sindicatos convocam os servidores e servidoras estaduais para um ‘Abraço Coletivo à Sede do IPES

 

As centrais sindicais (CTB e CUT) e dezenas de sindicatos de servidoras e servidores públicos estaduais anunciam um novo protesto de luta pelo fortalecimento do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (IPESaúde).

 

Para manter a mobilização, será realizado um ‘Abraço coletivo à sede do IPES, no dia 5 de julho, próxima quarta-feira, a partir das 7h da manhã.

 

O Instituto está localizado na Rua Campos, 171, no Bairro São José, Aracaju/SE.

 

Este ano, desde o início do mês de junho, as centrais e sindicatos vem denunciando a tentativa de desmonte do IPESaúde. Exigem a revogação da Lei estadual, que pretende reestruturar o Instituto retirando direitos dos servidores e seus dependentes e põe em risco a continuidade do próprio Ipesaúde. O governo estadual conseguiu aprovar essa lei (PL 220/2023), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), no último dia 1º de junho de 2023.

 

Além de ser solidária à essa luta, a Direção do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) lembra que do SINDIFISCO/SE, 26 auditores (as) são usuários (as) do Ipesaúde.

 

As centrais e sindicatos explicam que o motivo do protesto é o aumento da alíquota paga pelos servidores públicos, da ativa e aposentados ao Ipesaúde e a redução do atendimento médico para todos usuários; uma dupla maldade do Projeto de Lei 220/2023, proposto pelo governador Fábio Mitidieri e aprovado na Alese.

 

ABAIXO ASSINADO

As lideranças sindicais afirmam que “o argumento de defesa do projeto é o rombo de R$ 200 milhões no Ipesaúde anunciado pelo Governo de Sergipe”. Neste ponto, os sindicatos e servidores estão coletando assinaturas para um abaixo-assinado, cobrando do governo estadual transparência e reivindicando uma auditoria do Ipesaúde, que explique a responsabilidade dos gestores públicos e as origens do rombo financeiro. O abaixo-assinado do movimento sindical também pede a revogação do PL 220 para que a dívida anunciada não seja novamente cobrada do bolso dos servidores públicos do Estado de Sergipe, da ativa e aposentados.

 

ATO EM DEFESA DO IPESáude

 

O Quê?  ‘Abraço Coletivo à Sede do IPES

 

Quando? Dia 5 de julho (quarta-feira), às 7h da manhã

 

Onde? Em frente ao IPES, localizado na Rua Campos, nº 171, Bairro São José, Aracaju/SE