Aracaju, 08 de agosto de 2023
A história mostra que o trabalhador unido é mais forte para enfrentar as adversidades que são colocadas no seu caminho. A união do Fisco é um pressuposto inexorável para a consecução das pautas que precisamos conquistar. O último Congresso do SINDIFISCO estabeleceu essa pauta para o próximo triênio.
A divisão do Fisco em dois sindicatos sempre foi usada pelos governos de plantão para negar pautas fundamentais à nossa categoria. A desunião fez o Fisco perder protagonismo na estrutura estatal nos últimos anos. É necessário reposicionar o Fisco no seu devido lugar, esse reposicionamento requer, sobretudo, a união de todos. Demos um passo importante recentemente com a criação dos bônus que substituirão o FINATE, mas é preciso avançar no processo de correção de pontos que ficaram pendentes.
A Diretoria do SINDIFISCO, estrategicamente, entendendo que a união do Fisco é fundamental para a categoria avançar, se reuniu recentemente com a Diretoria do SINDAT, o objetivo foi propor o início de um processo de união, de fato e de direito, dos dois sindicatos.
A construção dessa união não será obra somente das direções, cada auditor e cada auditora terá papel importante nessa construção, é necessário então que cada um e cada uma dialogue com sua direção para construirmos juntos, direção e base, essa união que nos fortalecerá para enfrentarmos os obstáculos.
Se países europeus antagônicos foram capazes de construir a União Europeia, porque dois sindicatos da mesma base de trabalhadores e trabalhadoras não podem se unificar?
O tempo não pode esperar, parte considerável do Fisco está aposentada ou prestes a se aposentar, adiarmos essa união é postergar a solução de problemas que, em grande medida, foram causados pela desunião do grupo, não temos tempo a perder.
Passeando pela história é preciso lembrar que a antiga ASFISE e o próprio nascimento do SINDIFISCO foi fruto da união do grupo Fisco, muitas histórias e vitórias foram construídas com essa união, é tempo de nos inspirarmos nesse marco histórico para construirmos o futuro.
O SINDIFISCO está de portas abertas para abraçar todos Auditores e Auditoras Fiscais Tributários.
Não há nada insuperável, a Diretoria do SINDIFISCO está de braços abertos para iniciar o processo de união das duas entidades sindicais para o bem de todos e todas.
Atenciosamente,
Diretoria do SINDIFISCO/SE