Comunicação-Notícias

Sindifisco, 09/08/2024

SINDIFISCO/SE saúda os povos indígenas e em especial a tribo Xocó

DiaInternacionalPovosIndigenas-02.png

Hoje, 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas

 

Em celebração à rica diversidade cultural do Brasil e em reconhecimento à luta dos povos indígenas por seus direitos, o SINDIFISCO/SE saúda o Dia Internacional dos Povos Indígenas, dia 09 de agosto.

 

Especialmente, o SINDIFISCO/SE saúda a tribo Xocó, a única comunidade indígena em Sergipe legalmente reconhecida.

 

Desde 9 de setembro de 1979, os Xocó voltaram a ocupar a Ilha de São Pedro (área Indígena Caiçara/Ilha de São Pedro), localizado à margem direita do rio São Francisco, no município de Porto da Folha/SE, território do qual haviam sido expulsos pelos jesuítas séculos atrás.

 

No século XVII eram chamados ceocoses. Na resistência, os Xocó enfrentaram muitas disputas com os poderes públicos e coronéis locais.

 

Na abertura do 10º Congresso do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), os participantes foram presenteados com o ritual Toré, uma manifestação cultural da tribo Kariri-Xocó, que expressa sua conexão com a natureza e seus ancestrais.

 

Indígenas em Sergipe

De acordo com o IBGE, Sergipe possui 4.708 indígenas, sendo Aracaju o município com o maior número de habitantes dessa população, seguido de Nossa Senhora do Socorro (476), Porto da Folha (432), São Cristóvão (252) e Estância (139). Apesar de sua importância, apenas 7% dos indígenas sergipanos vivem em terras indígenas, o que demonstra a urgência de políticas públicas que garantam a demarcação e a proteção de territórios tradicionais.

.

Embora a maior parte da população Kariri-Xocó esteja concentrada em Alagoas e os Xocó tenham uma comunidade na Ilha de São Pedro, em Sergipe, a distribuição geográfica desses grupos é complexa e dinâmica. A história de contato, miscigenação e as políticas indigenistas moldaram a localização atual dessas comunidades. Segundo a antropóloga sergipana Beatriz Dantas “O que se conhece sobre os Xokó é resultante do encontro e desencontro entre índios, negros e brancos”.

 

Data comemorativa

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, dia 09 de agosto foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de garantir a autodeterminação e os direitos humanos das etnias indígenas de todo o mundo.

 

A luta dos povos indígenas por seus direitos é uma luta por justiça e pela preservação de um patrimônio cultural inigualável. A demarcação de suas terras é fundamental para garantir sua autonomia, autodeterminação e a preservação de seus modos de vida. Assim, neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, o SINDIFISCO/SE reafirma seu compromisso com a valorização e proteção dos direitos dos povos indígenas, em especial da tribo Xocó.

 

Viva os povos indígenas

 

Por Ascom do SINDIFISCO/SE